quinta-feira, 8 de junho de 2017

                                                     PROJETANDO A NOVA EDUCAÇÃO


A EDUCAÇÃO HOJE VIVE UM PROCESSO DE FALTA DE CONFORMIDADE E SINTONIA. PARA ESTÁ RAZÃO A GLOBALIZAÇÃO DENOTA-SE COMO O PRINCIPAL FATOR DE TANTAS MUDANÇAS NO SETOR EDUCACIONAL. ALUNOS E PROFESSORES SÃO AFETADOS PELAS NOVAS REALIDADES, HÁBITOS E PRECEITOS EDUCACIONAIS.O MODELO DE REVERENCIA E SUBMISSÃO JÁ É INCAPAZ DE PROSSEGUIR.
O SISTEMA DE EDUCAÇÃO POUCO EVOLUÍDO NO BRASIL AINDA É INEFICAZ, ISSO POR VÁRIOS MOTIVOS, ENTRE OS QUAIS PODEMOS CONSIDERAR QUE O GOVERNO NÃO PRODUZ UM MODELO QUALITATIVO E NÃO DISPONIBILIZA RECURSOS FINANCEIROS SUFICIENTES PARA CRESCIMENTO DOS ATRIBUTOS INDIVIDUAIS (PSICOLÓGICOS, MORAIS, INTELECTUAIS etc.). O ALUNO NÃO É CAPAZ DE COMPREENDER UM TEXTO DEPOIS DE ANOS DE LEITURA, NÃO APRENDE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, NÃO CONSEGUE FAZER REFLEXÃO SOBRE O MEIO SOCIAL EM QUE VIVE. AS SALAS DE AULAS E OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS USADOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SÃO ENTEDIANTES, DESINTERESSANTES E NÃO PROVOCAM O ESTIMO DE APRENDIZAGEM AOS ESTUDANTES.
OS PROFESSORES SÃO INSTRUMENTOS POSTOS EM UM ESPAÇO FECHADO PARA DIRIGIR A FORMA E A IDEIA DE COMPORTAMENTO CIVIL QUE DEVE SER VIVIDA NA SOCIEDADE VISANDO O PROPOSITO DE PREPARAREM CIDADÃOS CONTRIBUINTES PARA A NAÇÃO E CONSERVAR OS PADRÕES ELABORADOS E EXECUTADOS. A FUNÇÃO DE ADESTRAR PESSOAS COMO ANIMAIS IRRACIONAIS É DE FATO UMA NORMA FAVORÁVEL DE MANTER A ORDEM E PROGRESSO SISTEMÁTICO E ADMINISTRATIVO, NO QUAL OS EDUCADORES PASSAM A SER OUTROS MEMBROS DA ADMINISTRAÇÃO GOVERNAMENTAL.
SEGUNDO O SOCIÓLOGO MARCOS ROLIM, MUITAS VEZES A ESCOLA EXCLUI O INDIVIDUO E O CRIME O ACOLHE. ESTA OBSERVAÇÃO DIZ RESPEITO AS EXPERIENCIAS CIRCUNSTANCIAS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ONDE SÃO ESPANCADAS, HUMILHADAS E BRUTALIZADAS EM SEU PROCESSO DE CRESCIMENTO E EDUCAÇÃO FORA DO AMBIENTE ESCOLAR, ESTE FATO É DESAPRECIADO PARA O NÚCLEO GERAL QUE OFERECE A EDUCAÇÃO. OS PROFESSORES NÃO PRIORIZAM A ANALISE SOBRE O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS COM MAIS CUIDADO, NÃO QUESTIONAM AS CONDUTAS DESESTIMULANTES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO E SUA INTERAÇÃO COM AS PESSOAS AO REDOR DO CICLO DE VIVENCIA. A CARÊNCIA DE SEREM OBSERVADOS E ATENDIDOS OS LEVAM A ESTADOS DE EXTREMO ESTRESSE E DESORDEM. POSTERIORMENTE AS SENSAÇÕES DO ALUNO SÃO TRANSFIGURADAS EM ATUAÇÕES DESCONSTRUTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRATICAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS. GRITOS, DESOBEDIÊNCIA, DESRESPEITO, AGRESSÕES... SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE MÁS EXPERIENCIAS E INSTRUMENTOS QUE PROVOCAM UMA POSTURA DEFASADA.
A CRIANÇA E O ADOLESCENTE JÁ ESTÃO ESGOTADOS DE SER CONTROLADOS E ABANDONADOS COMO SE FOSSE UMA BAGAGEM DIFÍCIL DE SER CONDUZIDA. OS ALUNOS
BUSCAM EXPLORAR SUAS POSSIBILIDADES, TEREM A LIBERDADE DE DESCOBRIR NOVAS TENDENCIAS E INTERAGIREM CONFORME SEUS APRENDIZADOS. A EXPRESSÃO É A INCITAÇÃO QUE SENTEM PARA O DESCONHECIDO E PROVÁVEL DESCOBERTA. 
A EDUCAÇÃO PÚBLICA FORMAL ELABORADA ATUALMENTE DEVE SER REPENSADA E REELABORADA COM BASE NAS NOVAS VERTENTES E VIDA SOCIAL CULTIVADAS PELA POPULAÇÃO QUE A CADA DIA SE MODERNIZA. ¨ SE VOCÊ QUER RESULTADOS DIFERENTES, NÃO FAÇA SEMPRE A MESMA COISA.¨ESTE PENSAMENTO DE ALBERT EINSTEIN, SOLICITA O POSICIONAMENTO PARA QUE O EFEITO DE GRANDE MUDANÇA SEJA EFETIVO.
A NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS SERÁ MAIS ÁGIL E MAIS ENVOLVIDA COM A TECNOLOGIA. O USO DE APARELHOS TECNOLÓGICOS VIRÁ A SER UM COSTUME MAIS FREQUENTE E MAIS TRANSFORMADOR. AS CRIANÇAS E JOVENS ESTARÃO MAIS ANSIOSOS E NÃO LHES CAIRÁ BEM A FRUSTRAÇÃO E SUPOSTAMENTE O PROFESSOR COMO MEIO DE OBTENÇÃO DE SABER SERÁ ENFRAQUECIDO PELO NOVO SEGUIMENTO DE AUTONOMIA E LIDERANÇA INDIVIDUAL-COLETIVA.
COM UMA PERSPECTIVA EMPREENDEDORA A TECNOLOGIA  SE APRESENTARÁ VIÁVEL EM SALA DE AULA PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO MAIS COMPATÍVEL COM AS ADEQUAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS.DE MODO RESPECTIVO ADOTAR A ALTA TECNOLOGIA PERMITIRÁ AOS ALUNOS UMA LEITURA MULTIMÍDIA, LOUSAS DIGITAIS PODERÁ OTIMIZAR O TEMPO DO PROFESSOR E MAIOR EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO, MANTERÁ OS PROFISSIONAIS ATUALIZADOS COM AS ÚLTIMAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO, PODERÁ FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E PAIS (RESPONSÁVEIS) DE ALUNOS. ALÉM DE AMPLIAR OS ACERVOS DE INFORMATICA E BIBLIOTECAS, O ESTADO TERÁ QUE OFERTAR UM ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO E AOS JOVENS GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, COLOCANDO-OS EM CONTATO COM O MERCADO DE TRABALHO OBJETIVANDO A PRATICA DOS CONJUNTOS DE CONCEITOS E IDEIAS E AJUDANDO-OS FINANCEIRAMENTE COMO JOVENS APRENDIZ . A EDUCAÇÃO DEVERÁ INOVAR OS MÉTODOS DE ENSINO, ESTIMULAR OS ESTUDANTES Á PESQUISA, O PROFESSOR TORNARA-SE PROFESSOR-PESQUISADOR, O MESMO PROFISSIONAL TERÁ QUE CONHECER O ALUNO VERIFICANDO AS NECESSIDADES E INTERESSES, DESENVOLVENDO UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL . O EMBASAMENTO NO COTIDIANO POSSIBILITARÁ LEVAR A SOCIEDADE PARA O AMBIENTE EDUCATIVO, HABILIDADES SOCIAIS E COGNITIVAS CONSTITUIRÁ UM PLANO EDUCATIVO MAIS RECÍPROCO E PRODUTOR. 
Por: DAVI ALBUQUERQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário