sexta-feira, 2 de março de 2018


TESTEMUNHO DE UMA VENEZUELANA SOBRE A TRISTE REALIDADE DE SEU PAÍS


Nos últimos anos a Venezuela vem enfrentando um grande caos em todas as esferas, embora seja o pais com a maior reserva de petróleo do mundo, a pobreza se sobressaiu e hoje a escassez de bens e recursos impacta severamente a população.

Além da fome, falta de medicamentos e criminalidade, o pais vive sob uma ditadura criada pelo atual presidente, Nicolás Maduro. Desde sua posse, o sucessor de Hugo Chávez exerce um autoritarismo favorável á suas ideias partidárias, fazendo assim um controle sobre todos os poderes.

De fato, o dia a dia do país vizinho é exemplo de uma dura realidade provocada pela corrupção.
O CURTO E DIRETO conversou com uma venezuelana que ainda resiste a difícil vida no pais e ela contou a critica situação que ela e os demais venezuelanos encaram todos os dias com o único objetivo: sobreviver.

A jovem Rosenine Province de Caracas que sonha em ser professora,  relata angustia e desesperança.

Rosenine ProvinceNo meu país, você pode desfrutar da natureza, você pode conhecer pessoas agradáveis, mas você vai conviver com as pessoas pobres, pessoas sem dinheiro. Aqui nós rimos, nós choramos, nós curtimos, viajamos, conversamos ... aqui todos somos venezuelanos. Não importa o país, apesar de tudo, quando se trata de viver aqui "todos" nos ajudamos, nós somos venezuelanos.
No meu país muitos querem fugir. Não há liberdade de expressão, não há comida, não há medicamentos, não é fácil de conseguir um emprego. Aqui você trabalha, mas você não pode viver com este salário. Você deve decidir entre o mais importante; comer ou vestir, comer ou pagar o aluguel, comer ou ir trabalhar para evitar a perda ou apenas passar o dia e observar alguns comendo.

Você sai nas ruas e não suporta ver as pessoas à procura de comida nos escombros, as pessoas morando nas ruas. Você vai aos hospitais e reza para nunca voltar, o "Deus"  medicamento decidiu partir e não voltar.

As crianças estão prestes a perder seus sonhos, "a mãe quando eu crescer eu quero ser médico", "Pai, quando eu crescer eu quero ser um bombeiro" ... Isso está desaparecendo. Escolas e universidades estão sendo deixadas com mesas vazias, e parece um deserto.

Não há peças de reposição para caminhões. O que leva a não ter transporte suficiente para o público. O sistema de metrô é um caos.Aqui só tem duas opções: ou você acredita em Deus ou deixa o país.
Por: DAVI ALBUQUERQUE



4 comentários: