sexta-feira, 2 de junho de 2017

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA ESPANHOLA NOS DIAS ATUAIS



     Com cerca de 500 milhões de falantes, o espanhol é, depois do chinês, a segunda língua do mundo por número de usuários e o segundo idioma de comunicação internacional, atrás do inglês. Importante para a cultura, negócios e política, a língua espanhola ocupa uma posição determinante no cenário mundial e cada vez mais desperta o interesse de quem deseja aprender uma segunda língua.
     O mundo latino se move a uma grande velocidade. Sua influência na sociedade, na cultura e nos negócios cresce a cada dia, e falar, no mundo latino, significa falar em espanhol. Os países hispânicos mostram um grande crescimento econômico, sendo desta forma um grande foco para negócios e parcerias.
¨Nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo, aproximadamente 62% da população fala espanhol como primeira língua. Esse grande número de falantes de espanhol representa um gigantesco mercado de consumidores, com um poder aquisitivo de mais de 220 bilhões de dólares, algo que as grandes companhias de marketing dos Estados Unidos já se deram conta há algum tempo. Isso explica o fato de vermos regularmente na mídia norte-americana comerciais direcionados especificamente para esse segmento da população. Se nós brasileiros quisermos participar desse enorme mercado, colocando nele produtos oriundos do Brasil, teremos não somente que ter algum conhecimento de inglês mas também um bom comando de espanhol.¨
     Gafes cometidas por desconhecimento da cultura é um fator critico para que um negócio dado como certo vá por água abaixo.
     A língua espanhola vem cada vez mais conquistando seu espaço na preferência dos brasileiros como opção para um segundo idioma e por que não dizer para um primeiro, pois a similaridade com nossa língua mãe, faz com que a procura pelo espanhol seja cada dia maior.
     Vivemos hoje em um mundo globalizado, onde a comunicação com outras pessoas de distintos lugares é indispensável, seja para trabalho, lazer ou qualquer outro motivo, principalmente porque o Brasil está localizado no Mercosul onde a maioria dos países falam Espanhol e milhares de negócios são fechados com esse idioma.
     O Espanhol no futuro se tornará a segunda língua mundial, sendo que ele é o idioma oficial em muitos países da América Latina: Argentina, Bolívia, Cuba, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, El Salvador, Uruguai, Venezuela, Porto Rico, e claro que não poderíamos deixar de citar a Espanha. O Espanhol está também bastante presente na Flórida e outras regiões do USA.
     Não é novidade que o domínio de línguas estrangeiras é fundamental no mundo globalizado. Neste contexto, o espanhol se apresenta como uma das melhores e mais vantajosas escolhas para brasileiros, tanto do ponto de vista profissional e acadêmico como cultural.
     A exigência do espanhol no mercado de trabalho cresce à medida que aumenta o volume de negócios entre empresas brasileiras e companhias internacionais que têm o espanhol como principal língua. A ampliação das relações político-comerciais, facilitadas por acordos econômicos como o Mercosul (Mercado Comum do Sul), é um dos principais motivos da valorização da língua espanhola no país.
     Se a integração comercial e profissional com nossos países vizinhos já é motivo suficiente para despertar o interesse pela aprendizagem do espanhol, a importância acadêmica e cultural desta língua reforça a imprescindibilidade de incluí-la no currículo. Nas áreas de Direito, Economia, Engenharia e Medicina, por exemplo, os cursos de pós-graduação têm extensas bibliografias em língua espanhola.
     Além disso, o domínio do espanhol também abre um vasto leque de oportunidades culturais. A riqueza e diversidade cultural de nossos vizinhos latinos, que se estende pelo mundo das artes, literatura, cinema e esportes com nomes de destaque no cenário global, também tem aumentado o interesse das pessoas pela língua espanhola. Para estabelecer um intercâmbio cultural proveitoso é fundamental ter um conhecimento razoável do idioma e evitar o pensamento comum de que, por saber o português, podemos compreender o espanhol sem grandes dificuldades.
Por: PROF. FRANCIENE WAGNER MOREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário