quarta-feira, 21 de agosto de 2019

FIM DO CAPITALISMO? CIENTISTAS DIZEM QUE O SISTEMA ECONÔMICO MUDARÁ


É um grande alerta para economistas e governos: estamos no meio de uma transformação de modelo econômico cujo pano de fundo é o esgotamento de recursos e mudanças climáticas.

De certa forma, estamos testemunhando o fim do capitalismo como o conhecemos.

É isso que um grupo de cientistas finlandeses conclui em um relatório encomendado pela ONU para dar contexto ao seu Relatório Mundial de Desenvolvimento Sustentável.

¨O capitalismo, como sabemos, dependeu de energia barata, que é o motor ou o facilitador desse crescimento que temos visto nos últimos 100, 150 ou 200 anos, basicamente ", explica o economista Paavo Järvensivu, membro da BBC Mundo, da Unidade de Pesquisa BIOS da Finlândia e um dos autores desse relatório.

Um momento de transição

Segundo esse grupo de cientistas, devido às mudanças climáticas, pela primeira vez na história humana, as economias estão tendo que recorrer a fontes de energia menos eficientes que exigem "mais esforço e não menos" para produzi-lo, segundo o relatório.

"É necessário um grande esforço para reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis", diz Järvensivu.

O relatório da BIOS observa que a dimensão energética da economia foi quase completamente ignorada em muitos países ricos.

Eles continuam pensando, diz o economista, que eles podem mitigar o efeito da mudança climática e se adaptar a ela com o sistema existente.

O economista diz que muitos governos simplesmente mudam "um pouco as regras", como a introdução de impostos de carbono "modestos", a fim de desestimular as emissões poluentes.

Mas para Järvensivu e seus colegas da Unidade de Pesquisa da BIOS, o mercado não é mais suficiente para fornecer soluções, e os estados precisam assumir um papel mais importante.

É algo em que outros cientistas e grupos multidisciplinares de pesquisa ambiental concordaram que apontaram a necessidade de um compromisso político mais profundo.

Grande parte do problema, de acordo com o relatório da BIOS, é que as teorias econômicas dominantes hoje foram desenvolvidas na era da abundância de energia e, portanto, essas teorias econômicas e políticas econômicas relacionadas são baseadas no pressuposto de um crescimento energético.

Portanto, "essas teorias e modelos são inadequados para explicar o atual momento de agitação".

Reconstrução ecológica

Para explicar as demandas desse novo modelo econômico, Järvensivu usa um momento histórico: o período pós-guerra.

"No período pós-Segunda Guerra Mundial, as sociedades reconstruíram suas infra-estruturas e práticas; agora precisamos de algo semelhante para que nossas economias e nossas práticas possam funcionar sem combustíveis fósseis."

E, como na época, não há muito tempo para alcançá-lo.

"Temos entre 15 e 30 anos para reconstruir a infraestrutura", diz ele.

Se o que queremos é manter as condições para a vida humana, o objetivo não pode mais ser um "crescimento abstrato do PIB (Produto Interno Bruto)", declara o economista.

"Temos que começar a ver quais são as tarefas concretas - por exemplo, como vamos reconstruir nossos sistemas de energia e sistemas de transporte - e os governos precisam descobrir como fazê-lo e como organizar a economia para realizá-las."

De acordo com o relatório da BIOS, é necessário transformar as formas em que energia, transporte, comida e habitação são produzidos e consumidos.

"O resultado deve ser a produção e o consumo que proporcionem oportunidades decentes para uma vida boa, reduzindo drasticamente a carga sobre os ecossistemas naturais."

Por exemplo, de acordo com esse grupo de cientistas, as cidades deveriam ter um sistema de transporte principalmente eletrificado.

Em relação à forma como produzimos e consumimos alimentos, de acordo com este relatório, "produtos lácteos e carne devem dar lugar em grande parte a dietas baseadas em vegetais".

¨Algo diferente¨

Para Järvensivu e seus colegas, estados e governos são os únicos atores "com legitimidade e capacidade" para empreender essa série de mudanças porque "obviamente isso precisa de algum tipo de planejamento e coordenação e também de financiamento que não estamos vendo agora".

No entanto, se falamos sobre a maior potência econômica do mundo, os Estados Unidos, o governo de Donald Trump não está apenas alocando fundos para realizar essa transição e reconstrução ecológica, mas insiste em formas altamente poluentes de energia, como a indústria. de carvão.

Na ocasião, o presidente chegou a questionar a existência da mudança climática.

O economista acredita que a chegada de tais governos, que negam os efeitos da mudança climática, deve-se em parte ao fato de que "os partidos progressistas não conseguiram realmente fornecer respostas suficientemente boas para resolver problemas e problemas de desigualdade". das alterações climáticas ".

"Portanto, houve mais espaço para tais movimentos populistas que oferecem soluções fáceis, que na verdade não são soluções."
Fonte: LA NACIÓN







Nenhum comentário:

Postar um comentário