sábado, 20 de julho de 2019

                             ACONTECE PRIMEIRO CASAMENTO GAY EM PENTECOSTE

Aconteceu em Pentecoste, no cartório e compartilhado




Nesse mês, dia 12 de julho, Paulo Sérgio Santos Bezerra e José Anderson Costa Silva fizeram história no município de Pentecoste. O advogado de 30 anos e o Servidor Público de 31 anos foram o primeiro casal homoafetivo a se casarem em Pentecoste. Embora, outros casais homossexuais tenham selado a união na cidade, ambos foram os pioneiros do sexo masculino. O ato conjugal aconteceu na cidade natal dos dois e no Cartório mais tradicional do município, Cartório João Gomes da Silva.

Paulo Sergio Santos Bezerra e José Anderson Costa Silva já vivem juntos há aproximadamente 9 anos, no entanto, a decisão de casarem só foi tomada quando Paulo Sérgio se formou em Direito, até então, o desejo de serem um casal civil perante as leis era uma expectativa apenas de Anderson.

Ao decorrer dos anos de espera, o casal de advogado e servidor público passaram por calúnia e uma polêmica que se espalhou pela cidade. Alguns boatos surgiram confirmando antecipadamente o casamento das duas figuras públicas, fato que afetou principalmente o advogado Paulo Sérgio, no qual, possuía o cargo de Secretario de Finanças Pública na gestão municipal passada.

Uma viagem á Argentina teria provocado supostas especulares de seu casamento no país vizinho usando dinheiro público. Nada foi concretamente confirmado, mas Paulo Sérgio Santos Bezerra teve que se retratar da acusação. Hoje ele leva o assunto com bom humor e diz que, com a imagem de pessoa pública precisa lidar com todo tipo de situação e entender que o tempo resolve tudo, as coisas sempre se esclarecem.

Declaradamente casado, Paulo Sérgio diz que o casamento para ele só teria sentido em Pentecoste, lugar onde nasceu e começou sua carreira profissional, e caso tivesse casado em outro país, não teria validade no Brasil.

A solidificação de sua união representa a constituição de uma família e o fortalecimento do amor.
Para nós foi uma oportunidade de renovar o sentimento, que nos uniu e dizer que estamos dispostos a recomeçar sempre, nutrindo a relação com o que há de melhor, o amor. Disse, Paulo Sérgio.

Ainda segundo Paulo Sérgio, esse momento histórico para Pentecoste significa encorajamento, uma saída do carcere das emoções e que toda forma de amar é válida e deve ser respeitada.

Desde 2011, o casamento entre pessoas do mesmo sexo se tornou direito e no Ceará as cerimonias oficiais tem crescido e garantido a liberdade de vida a todo cidadão com nacionalidade brasileira ou adquirida por meios judiciais.
Por: DAVI ALBUQUERQUE




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário