sexta-feira, 26 de julho de 2019

RETIRAM PARTE DAS ACUSAÇÕES CONTRA LULA NO CASO ODEBRECHT


O Juiz Federal Vallisney de Souza Oliveira, chefe da 10ª Vara Federal de Brasília, absolveu Lula das acusações de associação ilícita e lavagem de dinheiro nesse processo, um dos oito que enfrenta na Justiça, mas manteve as acusações de corrupção e tráfico de influências, bem como uma das acusações de lavagem de dinheiro, segundo informou a agência de notícias EFE.

Neste caso, o ex-presidente e líder do Partido dos Trabalhadores (PT) é acusado de receber subornos da Odebrecht, a maior construtora do Brasil, em troca das supostas pressões que fez para favorecer a gigante com créditos da entidade. público para facilitar a adjudicação de contratos em Angola.

Os créditos para financiar obras públicas na Angola executados pela Odebrecht foram concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo da presidente Dilma Rousseff, sucessora e afilhada política de Lula.

No processo sobre o suposto favorecimento dos negócios da Odebrecht na Angola, Lula foi acusado de associação para cometer crimes junto com um de seus sobrinhos, Taiguara Rodrigues dos Santos, e outros dois presos. No entanto, o juiz argumentou que já existe um outro processo na Justiça Federal que lida com créditos do BNDES para obras públicas na Angola, então ele decidiu absolver os quatro acusados desse crime.

O juiz relatou ainda que o MPF não apresentou provas suficientes para apoiar as acusações contra o ex-presidente.

Lula, no entanto, continuará respondendo nesse processo por uma acusação de ter sido responsável pela lavagem de cerca de 7,7 milhões de reais.

Lula que está preso na sede da Policia Federal em Curitiba desde abril, afirma ser vítima de uma "perseguição judicial e política" que, principalmente, busca impedir seu retorno ao poder e que já o impediu de responder as eleições presidenciais do ano passado.
Fonte: JORNAL ARGENTINO CLARÍN
Tradução: DAVI ALBUQUERQUE






Nenhum comentário:

Postar um comentário