segunda-feira, 1 de maio de 2017

                           A CONTRAVERSÃO DO DIA DO TRABALHO


    Desde o dia 01 de maio de 1886 o mundo celebra o dia do trabalho. Essa data hoje é usada para expressar sentimentos de conquista, respeito, dedicação,responsabilidade,dignidade, lutas,orgulho e compromisso.Porém, atualmente os únicos sentimentos expressos pelos cidadãos de muitos países, sobretudo do Brasil, são de raiva e vergonha.   Por mais que o termo trabalho sugira uma ideia de esforço que causa certo sofrimento, é necessário que as pessoas exerçam alguma função para garantir sua sobrevivência no atual mundo capitalista.
   Nos dias que correm, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 13,7% de acordo com pesquisa do IBGE. 14,2 milhões de brasileiros é o  índice que se registrou em níveis de desempregados em todo o pais.  Observa-se que dia a dia a falta de oportunidades de trabalho vem crescendo e analises econômicas revelam que o problema tem forte tendencia a aumentar.
   O Governo não apresenta propostas eficazes e imediatas que reduzam as altas taxas de desocupação profissional. Neste período de grandes alterações econômicas e sociais, as reformas trabalhistas e previdenciária são os pontos de maior atenção abordadas.
   Os impactos provocados pelo desemprego já são visíveis e sentidos fortemente pela sociedade. Foi possível elencar alguns que afetam emocionalmente a vida das pessoas.
°Transtornos mentais
°Depressão
°Diminuição de auto estima
°Sentimento de frustração e insatisfação com a vida
°Dificuldades cognitivas
Ainda pode-se considerar os problemas bem conhecidos pela população como: O aumento dos casos de violência, pobreza, trabalho informal, trafico de drogas, favorece ao abuso de poder da classe mais alta contra os menos favorecidos, incapacitação pública de suprir gastos originados pela falta de impostos.
   Por efeito do grau de desocupação, o dia que menciona a celebração por direitos e especialmente o exercer de um trabalho é contrariado pelo presente dia. A data memorial empregará apenas a sensação de uma perspectiva de emprego, mesmo que seja incerta.
Por: DAVI ALBUQUERQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário