quinta-feira, 5 de abril de 2018

                 PRISÃO DE LULA: GOLPE POLÍTICO OU DEMOCRACIA? 


Lula lançou no Brasil políticas públicas que inspiraram governos de outros países, onde implantação de programas sociais visavam a erradicação da pobreza. Durante toda sua trajetória ativa nos movimentos políticos, o petista cativou grande parte da população e popularizou-se no mundo como um dos presidentes mais respeitados.

Inegavelmente, Lula da Silva deu a politica brasileira um exemplo de político inteligente e articuloso. Com argumentos de uma ideologia constituída em direitos humanos e monopolizando estrategicamente força parlamentar e partidária, fez-se a aparência de honestidade com segundos objetivos.

Envolvido na lava jato, maior conjunto de investigações de corrupção, o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), esteve em supostas ações de desvio de dinheiro na Petrobras, no qual veio a se comprovar depois.

Hoje (05/04) Luiz Inácio Lula da Silva possivelmente encerra seu ciclo político, entrando para a história como o primeiro ex-presidente da Republica preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Obtendo 6 votos confirmados por 6 ministros, estará em um ambiente prisional onde se encontra outros políticos que efetuaram crimes contra a nação. 12,1 provavelmente serão os números memoráveis que o farão retroceder.

Há quem diga que a sentença punitiva contra Lula seja injusta, indicando-se a justificativa de falta de provas concludentes, e há quem afirme que a prisão seja justa, tendo em vista as denuncias apresentadas cautelosamente analisadas e confirmadas legitimamente.

Na opinião de Leandro Silvio Martins, graduado em Geografia e pós-graduado em História Antiga e Medieval, a provável prisão de Lula seria uma perseguição política. ¨ É uma indução a perseguição para se manter a corrupção. ¨ afirmou, Leandro S Martins.


Para Alexandre Cabral, economista e professor da FIA LABFIN, a decisão que permite o acatamento da prisão do ex-presidente é um feito democrático.  ¨ A democracia sendo cumprida. ¨ defendeu, Alexandre Cabral. 

Além de compras de imóveis que o inclui no processo da Lava Jato, outras acusações estão sendo apuradas, tais como: BNDS, Odebrecht e Angola, o incorpora na Operação Janus, compra de caças e edição da MP 627, o acrescenta na Operação zelotes, formação de quadrilha, aponta-o na Procuradoria-Geral da República.

Mediante a todas as declarações, Lula da Silva não é citado por acaso em processos judiciais, sem dúvida, sua citação participativa em violação às legalidades é seguramente constatada. Faz parte, da viável avaliação do congresso para a execução de um ato legal e reafirmado pela constituição em meio á previstas ocorrências por quem possua direta autorização com os recursos públicos federal.

Segundo o STF, desde 2016, o cumprimento das penas de prisão sob uma condenação em segunda instância, a garantia constitucional da condenação deve ser definitiva.
Por: DAVI ALBUQUERQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário