segunda-feira, 16 de abril de 2018

                           É POSSÍVEL PARAR O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA ?



Neste último domingo o programa Fantástico mostrou o exemplo de uma cidade mexicana que conseguiu combater os altos índices de violência e criminalidade. Há oitos anos atrás a Ciudad  Juárez registrou 273 mil homicídios por 100 mil habitantes, tornando-se deste modo a cidade mais perigosa para se viver. Roubos, assassinatos, sequestros eram alguns dos variados e contínuos crimes realizados na cidade mexicana que faz fronteira com o país mais poderoso do mundo, Estados Unidos.

Foi uma mudança excelente para retomar os bons costumes: paz, liberdade e fraternidade. Mas essa transformação social e política só foi possível graças a incentivos da própria população que já não suportava ver tanta crueldade saír das ruas e entrar na casa de pessoas inocentes. Cidadãos e empresários investiram em estratégias de segurança pública para tentar diminuir o medo e a dor que já se faziam habitantes de Ciudad Juárez.  

De fato, foi uma iniciativa que beneficiou a todos, principalmente os jovens e as mulheres, dois grupos humanos que viviam no alvo de bandidos. Porém, o Governo de toda e qualquer nação possui recursos de combate à violência e a criminalidade. A sociedade financia diariamente grandes quantidades de fundos de capital para que serviços de segurança pública sejam feitos com eficiência.

A deficiência dos órgãos responsáveis pela garantia com os cuidados físicos dos cidadãos é a ausência de comprometimento e valorização com os que fazem a segurança e com quem necessita de defesa política. Este tipo de questão sem respostas plausíveis, caracteriza o quão arruinado está o regime democrático comandado pela corrupção policial.

Hoje o Brasil vive uma guerra contra as drogas, um problema que se alastra de fora a dentro. Cidades grandes e pequenas têm assistido uma sucessão de crimes provocados pela maciça quantidade de traficantes atraídos pela facilidade de aquisição de bens. Só no estado do Rio de Janeiro, a violência subiu mais de 90% justificando mais uma vez o ranking de cidade mais violenta do Brasil.

Até quando pessoas de bem não terão sossego em casas? É uma pergunta a ser discutida com total prioridade. E como exemplo de Ciudad Juárez, uma união civil e política contribuiria enormemente para apaziguar a vida no país. Acabar com a corrupção na conjuntura policial, investir em bairros pobres, propor ações que preencham espaços ocupados por usuários de drogas, emprego e renda para famílias carentes, melhoria nos serviços públicos e estratégias inteligentes que previnam o crescimento de crimes e violência poderiam facilitar o convívio de todas as classes sociais, sobretudo, as menos favorecidas.
Por: DAVI ALBUQUERQUE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário