segunda-feira, 19 de junho de 2017

EM ENTREVISTA, LUIZA PERDIGÃO DIZ QUE PENTECOSTE SEMPRE SERÁ SUA PRIORIDADE



Desde sua primeira candidatura á prefeitura de Pentecoste em 2012, Luiza Perdigão  se tornou uma  referencia em sugestivos modelos de politicas modernas e progressistas . Dona de uma atitude ousada, entusiasmante  e competitiva, suas experiências em gestão pública a proporcionaram um grau de conhecimento teórico e pratico de peso. Como Secretaria do Centro de Fortaleza, Luiza realizou uma politica de legalização e ordem comercial no mercado de ambulantes, onde muitos vendedores vendiam produtos e serviços ilegalmente.  Foi um feito que gerou uma serie de discursões pros e contra, mas uma medida organizacional era necessária. Em um renovado momento, com a entrada do novo Governo municipal na capital cearense,  a militante natural de Pentecoste assume o cargo da auxiliar da administração do prefeito Roberto Claudio(PROS).  Por certo, seu nível de participação no setor público demonstra uma mulher fortemente preparada e dedicada. Porém,  seu nível de capacitação politica não foi reconhecido e alcançado o sucesso esperado durante suas três tentativas de administrar a cidade de Pentecoste, a qual seu pai, João  Gomes da Silva (João Paraíba), já governou por vários anos. Apesar disso, sem hesitar ela segui acumulando aprendizado mutua no setor administrativo público. Com credibilidade e popular, atualmente Luiza Perdigão assume o posto de Secretaria  de Planejamento e Administração do município de Aracati. Suas atividades  de gestão pública, assessoria e consultoria jurídica nas áreas de planejamento urbano e politicas públicas são confiavelmente consideradas  pelo prefeito Bismarck Maia(PRB), no qual a seleciona como uma das melhores gestoras no âmbito governamental. Na entrevista seguinte, a politica relata sua atual experiência e suas perspectivas para possíveis manifestações eleitorais em Pentecoste. 
   
CURTO E DIRETO: Oito meses após as eleições municipais de 2016, como a senhora vive esse atual momento pessoal e político?
LUIZA PERDIGÃO: Como sempre e graças a Deus, trabalhando muito em gestão pública, que é o que eu amo fazer.

CURTO E DIRETO: Como está sendo a experiência de ser secretaria de Planejamento e Administração do município de Aracati?
LUIZA PERDIGÃO: Uma experiência muito rica e importante para minha carreira profissional.

CURTO E DIRETO: Quais os principais desafios que a senhora encontrou na cidade?
 LUIZA PERDIGÃO: Reestruturar a Secretaria de Planejamento e Administração e organizar o Governo para que o Prefeito possa realizar o que prometeu na campanha e fazer um bom Governo, sobretudo para a população mais humilde e para aqueles que mais precisam.

CURTO E DIRETO:  Que mudanças administrativas a senhora  já realizou?
LUIZA PERDIGÃO: Entre muitas ações e projetos que estamos tocando, sob as ordens do Prefeito Bismarck Maia: nós organizamos e realizamos três processos de seleção pública; temos nos reunido de forma permanente com os servidores públicos a fim de resolver questões importantes para a vida funcional deles; elaboramos e aprovamos na Câmara dos Vereadores a lei da Reforma Administrativa, com o objetivo de tornar a máquina pública mais ágil e com muito mais participação da população nas decisões públicas e na solução dos problemas; estamos implementando uma rede pública e um ambiente favorável ao aumento de emprego e renda em Aracati. Neste momento estamos organizando os conselhos municipais e também o ciclo de participação na elaboração do Plano Plurianual 2018/2021.

CURTO E DIRETO: Por ser um município de interior também como Pentecoste, que relação social, econômica e política faz com Pentecoste?
LUIZA PERDIGÃO: Aracati é uma cidade do semiárido nordestino, tanto quanto Pentecoste. Embora seja um município com o dobro da população de Pentecoste, Aracati sofre as mesmas “doenças sociais” de Pentecoste.
Neste sentido, considero importante enfrentar, com muita coragem e com vontade política de resolver, algumas questões que estão presentes com muita força na maioria dos municípios brasileiros como, por exemplo: o desemprego, a mortalidade precoce da juventude, a baixa escolaridade, o atendimento ruim da saúde, a falta de produção agrícola local, dentre outras.

CURTO E DIRETO: Que acréscimo pessoal e político esta última experiência eleitoral lhe favoreceu?
LUIZA PERDIGÃO: É sempre muito intensa a quantidade de informações que você recebe quando se propõe a ser candidato ou candidata numa disputa eleitoral. Penso que nunca mais se é a mesma pessoa, pois num curto espaço de tempo você entra na vida das pessoas e divide angústias e problemas que somente uma máquina pública pode ser capaz de resolver. È realmente, para quem tem sensibilidade, um impacto muito forte.
Pessoalmente essas duas experiências reforçaram a minha ideologia de é preciso um poder público comprometido com a melhoria de vida das pessoas e formado por pessoas com visão estratégica, com vocação pública para promover o desenvolvimento de todas as pessoas, indistintamente.
Politicamente a experiência me rendeu o sofrido conhecimento dos trâmites partidários  eleitorais, bem como o infeliz conhecimento do jogo de poder político a que são submetidos os territórios a cada nova temporada de eleição.

CURTO E DIRETO; Pentecoste ainda é sua prioridade para governar?
LUIZA PERDIGÃO: Sempre será, mas é preciso ganhar as eleições.

CURTO E DIRETO: Fora dos movimentos políticos ativos do município de Pentecoste, quais políticas públicas a senhora está   propondo  para o município?
LUIZA PERDIGÃO: Quem propõe política pública, mais diretamente, é quem tem espaço no poder público local. Infelizmente não fui eleita. Sigo levando minha força de trabalho a outro ponto do nosso querido Ceará.

CURTO E DIRETO: Haveria uma futura aliança política entre a senhora e o atual prefeito Bosco Tabosa?
LUIZA PERDIGÃO: Penso que somos muito diferentes no modo de fazer político, mas estou sempre pronta ajudar no que for preciso para ver o nosso povo pentecostense viver melhor e mais feliz. 

CURTO E DIRETO:Popular e credibilidade por muitas autoridades políticas do estado, como a senhora se sente diante das criticas e como as ver?
LUIZA PERDIGÃO: Normalmente recebo bem as críticas, pois somente quem faz é alvo delas. Exerço atividade pública, tecnicamente, há muitos anos e neste campo é necessário o permanente estado de crítica, pois me dá a oportunidade de ir arrumando as coisas a partir das opiniões das pessoas.

CURTO E DIRETO:O que acha do atual momento vivido pela política brasileira?
LUIZA PERDIGÃO: Muito triste. O enfraquecimento dos partidos e das instituições políticas só prejudica a democracia.

CURTO E DIRETO: O que deveria ser feito para reduzir a corrupção no país?
LUIZA PERDIGÃO:Mais honestidade e seriedade por parte daqueles que lidam como dinheiro público, ajudaria muito.
Por: DAVI ALBUQUERQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário