domingo, 29 de outubro de 2023

MINHA PROFISSÃO DE PROFESSOR

 

                                                      arquivo pessoal


Ainda quando criança minha brincadeira preferida era Escolinha. Através dessa brincadeira eu realizava o meu desejo de ser professor. E de tanto optar quase sempre por essa brincadeira, já era quase certo que eu seria professor.

Por haver alguns parentes na profissão, meus pais tinham muito estima pela profissão de professor e perceber que meu apreço pela mesma profissão exercida por tias, primos e conhecidos íntimos... seria motivo de satisfação.  

Levei comigo esse proposito até meus 15 anos. Sustentei a ideia de ser professor com muito gosto e força de vontade, porque ser professor exige-nos bastante força de vontade.  E por gostar de Espanhol, já tinha definido minha graduação: Letras. Ensinar espanhol tornou-se meu sonho.

Contudo, como todo adolescente inseguro e de fácil influência pela opinião dos amigos, resolvi mudar completamente meu anseio profissional. Passei por um longo período de ansiedade e idealização pela profissão de jornalista. Eu almejava tudo aquilo que a profissão de professor não tem: prestígio, valorização e status.

No entanto, eu nasci com destino traçado. Aos 25 anos, ingressei na graduação em Pedagogia, a base de todas as demais licenciaturas. Durante a formação, eu me vi pertencente á educação e como uma hipnose, revivo na realidade a mesma sensação de quando ser professor não passava de uma brincadeira de criança.

Embora parecesse uma brincadeira inocente (escolinha), eu realizava todas as atividades com intencionalidade pedagógica. Isso acontecia porque eu me inspirava em meus professores e reproduzia com objetivo e empenho aqueles conteúdos que levava aos amigos. Eu sempre tive essa vontade de quando aprendia algo novo querer passar para alguém, e essa foi uma característica marcante que me fez enxergar-me como professor.

Desafiadora e árdua é a profissão de professor, mas não me vejo fora dessa dimensão. Quero todos os dias tornar o sonho da minha criança uma realidade alegre e contagiante.

Davi Albuquerque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário