sábado, 14 de outubro de 2023

DIA DO PROFESSOR, A PROFISSÃO DAS PROFISSÕES

                                                               15 DE OUTUBRO


Para todo aquele que deseja aprender um ofício, faz-se necessário o auxílio de alguém que o ensine e o motive. Damos a esse alguém o título de professor, o responsável por gerar outras profissões. Informalmente ou formalmente, o professor pare o médico, o engenheiro, o pintor, o eletricista, o motorista, o advogado e o próprio professor.

Como toda mãe que sofre o desdém de alguns filhos, a profissão de professor é pouco reconhecida, tem seu zelo durante a gestação, mas o menosprezo após dar vida a outras profissões. Infelizmente, mesmo sendo essa figura valiosa na sociedade, o professor não recebe a merecida atenção, deixando-o assim, um mero reprodutor do saber.

É triste e lamentável essa comparação, mas é um fato. Sabemos que há muito tempo esse profissional sofre com o desprezo e a ingratidão, sim a ingratidão. Se os demais profissionais fossem de fato gratos, não aceitariam que seus mestres recebessem o mínimo: prestígio, bons salários e maiores incentivos. Não permitiriam que seu status superasse o de um professor.

Professor passa fome, professor não faz nada... frases como essas destrói toda auto estima dessa nobre profissão. E é por opiniões como essas que muitas pessoas adiam ou desistem do sonho de ser professor. 

Segundo o Semesp, o Brasil terá uma falta de 235 mil professores até 2040. É um dado alarmante que evidencia o quanto esta profissão padece de políticas públicas que viabilize melhorias nos serviços de educação para estudantes e professores, sendo esses últimos, os mais carentes de valorização por realizarem um árduo trabalho no ambiente de trabalho e ainda em casa.

Precisamos levar aos centros de debate, com maior força e educação, o desejo de ressignificar a profissão de professor. Agir com a mesma autoridade que o advogado e desenhar um novo cenário para a educação como o arquiteto.

15 de outubro, Dia do Professor, necessita ser urgentemente uma data de luta e de glória, precisamos conquistar a fama de um protagonista empoderado e sucedido. Perder algumas idealizações pode ser o recomeço de uma nova história para estes profissionais. Encarar os desafios com a certeza de que há situações que nos valem lutar e outras... essas outras deixemos para quem cabe a responsabilidade: os pais e os Estado.

Davi Albuquerque, pedagogo em formação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário