sexta-feira, 14 de julho de 2017

O ¨RELÓGIO DO APOCALIPSE¨ QUE MARCA QUE ESTAMOS A DOIS MINUTOS DA DESTRUIÇÃO DA TERRA

Há um relógio que, em vez de medir o passo do tempo, tenta mostrar o quanto próxima a Terra está de ser destruída. Criado a sete décadas por cientistas para medir o risco de um desastre nuclear, o relógio mostra desde a chegada de Donald Trump á presidência dos EUA ao maior nível de perigo de 64 anos. Sua hora final é a meia noite, e os seus ponteiros marcam que estamos a dois minutos e meio de alcançar o Tic-tac final.
O chamam o ¨Relógio do Apocalipse¨ e no mês passado cumpriu 70 anos desde sua criação quando apareceu pela primeira vez no Bulletin of the Atomic Scientists (Boletim de Científicos Atômicos) que o publica desde então. Não é um objeto, mas uma ilustração, e não avança ou retrocede por uma medida cientifica e sim pelo parecer da diretoria de ciência e segurança do boletim, um grupo de pesquisadores que se reúne duas vezes por ano para determinar quanto nos resta para a meia noite.¨É um simbolo que representa o quanto perto ou longe estamos de uma catástrofe global. E o que queremos dizer com isso é o quanto próximo ou distante estamos da destruição da vida na Terra,¨explica Rachel Bronson, diretora executiva e diretora do boletim, onde supervisiona o funcionamento do relógio. A ultima mudança nas agulhas foram em janeiro,apenas uns dias depois da chegada de Donald Trump á presidencia dos Estados Unidos, quando o ponteiro foi adiantado meio minuto.
Só uma vez o Relógio do Apocalipse esteve mais perto do que agora da meia noite: em 1953, quando chegou a dois minutos antes da hora limite, diante de provas de armas termonucleares dos EUA e a União Soviética. Seus responsáveis acreditam em fatos recentes como o lançamento de um míssil balístico intercontinental por parte da Coreia do Norte na semana passada, e a decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre mudança climática, respaldam o alerta.
Fonte: EL DIARIO NUEVA YORK






Nenhum comentário:

Postar um comentário