sexta-feira, 31 de julho de 2020

CRESCE O NÚMERO DE PRÉ-CANDIDATOS LGBTQI+ NA POLITICA



A politica sempre foi um campo limitado à participação, especialmente ao que se refere as minorias. E esse cenário de limitações, só mudou com grandes manifestações em prol de justiça social.

Em um cenário atual mais competitivo e abrangente, a população LGBTQI+, que sempre foi simbolo de luta e superaçao dos desafios impostos pela sociedade, vem adquirindo uma significativa visibilidade e espaço na política. Estima-se que nas campanhas municípais desse ano de 2020, haverá mais de 400 pré-candidatos LGBTQI+ em todo o Brasil, um marco na democracia brasileira.

Esse registro vem sacudir a intolerância e o conservadorismo, dois aspectos que costumam demarcar o território do poder.

Em Pentecoste, o advogado Paulo Sérgio, é um dos poucos pré-candidatos declaradamente gay disposto a concorrer uma das 13 vagas na Câmara de Vereadores da cidade.

Assumido gay ainda bem jovem e casado com o servidor público Anderson Costa, Paulo Sérgio traz o prepraparo e a garra de um jovem resiliente. Na entrevista abaixo, ele vem ser o porta-voz LGBTQI+ do seu município.

CURTO E DIRETO: Começo perguntando sobre o seu principal objetivo como candidato a vereador

PAULO SÉRGIO: Hoje, ainda na condição de pré candidato, meu principal objetivo para sentir-me motivado a encarar mais uma vez a participação política, nas ruas e nas urnas, é o desejo de mudança e a esperança de que possamos avançar e ter dias melhores de verdade, sem hipocrisia e fingimento. Meu objetivo central é dar vez e voz aos excluídos, marginalizados, desrespeitados e esquecidos por aqueles que ocupam os espaços de poder e de representação política. Objetivo ser exemplo! Fazer a diferença!

CURTO E DIRETO: Recentemente o PT (partido dos trabalhadores), partido que o senhor faz parte, anunciou um número record de candidatos pertencentes a comunidade LGBTQI+, na sua opinião, essa maior participação está associada a qual motivação?

PAULO SÉRGIO: Essa crescente participação de pessoas que se reconhecem LGBTQI+ se dá ao fato de que o partido dos trabalhadores como o maior partido de massas da América Latina e porque não dizer, um dos maiores do mundo, promove essa abertura e dá espaço para isso. Somos o partido que respeita às diferenças e todas as formas de amar. O partido que busca a inclusão e a geração de oportunidades, para todos e todas, independente de sua condição. É um verdadeiro encontro identitário, onde as pessoas que desejam fazer política levantando essas bandeiras e com foco nessas pautas, sentem-se acolhidas e respeitadas.

CURTO E DIRETO: O senhor também faz parte desse número expressivo de candidatos declarados LGBTQI+, com qual expectativa se espera os efeitos desse novo quadro de representantes nas eleições municipais desse ano?

PAULO SÉRGIO: Sim, faço parte e muito me alegra, ter feito história nesse sentido, inspirado outras pessoas, sendo o primeiro pentecostense do sexo masculino a casar civilmente aqui, já que antes, só tínhamos o histórico de algumas mulheres. Rompemos uma barreira, mais uma vez, rss. As minhas expectativas são muitas, pois nutro o desejo de que possamos promover o bom debate, respeitoso, cordial e capaz de levar o conhecimento necessário, sobre tudo isso. Compreendo que a ignorância gera o desrespeito e tem sido o principal motivo de tantas barbáries noticiadas, Brasil a fora. E nós, podemos trazer essa pauta para a cena política local, entre tantas que são ignoradas, pois entendo que se faz necessária uma política de atenção e como já disse, abrindo espaço para a inclusão. Pentecoste cresceu e merece muito mais!

CURTO E DIRETO: As eleições possuem uma campanha de envolvimento entre candidatos e eleitores, como tem sido essa dinâmica com o seu eleitorado?

PAULO SÉRGIO: Temos aproveitado a pré campanha para manifestar nosso ponto de vista e expressar nossas ideias, já que acreditamos na conquista do voto. A ferramenta aliada tem sido a internet, através das redes sociais e naturalmente, com os devidos cuidados, temos tido contato com alguns amigos que nos acompanham e que simpatizam conosco. Quando a lei nos permitir iniciar a campanha eleitoral, estaremos indo de encontro às pessoas e nessa hora, temos o desejo que elas já possam compreender a grandeza do momento histórico que estamos vivendo. Que elas possam praticar, o seu desejo de mudança, para que as coisas não continuem como estão. É preciso promover a mudança de ideias e não, simplesmente, de pessoas, pois isso não refletirá em nada na vida dos pentecostenses.

CURTO E DIRETO: Vivemos um panorama diferente, incomum a qualquer outro, isso devido a pandemia do novo coronavirus, o quê tem percebido de diferente durante suas pré-campanhas?

PAULO SÉRGIO: A pandemia fez com que nos reinventássemos, claro. Muitos hábitos e costumes, sendo repensados e a gente, ainda se assusta muito com o fato de não podermos pegar nas mãos e abraçar. Ah o abraço, gesto tão lindo quando encontra-se aqueles que amamos, admiramos e queremos bem... Uma pena estar vivendo esse tempo dificil, mas, creio que logo vai passar. Estamos conseguindo vencer todos os dias! Percebo que será uma campanha diferente, sem um tempero dos mais importantes que é o calor humano. Por outro lado, será a campanha do porta a porta, algo que me sinto muito bem em fazer. Adoro visitar e conversar com as pessoas, mesmo que seja com um certo distanciamento, como devemos fazer.

CURTO E DIRETO: A interação é bem aceita ou o senhor enxerga alguma rejeição movida pelo preconceito?

PAULO SÉRGIO: Me sinto muito respeitado por todos, aonde quer que eu vá. Existe preconceito, claro. Muito! Mas, graças a Deus, hoje, não enfrento isso na presença. Temos uma história, muitas lutas e respeitamos as diferenças dos demais, assim como exigimos que nos respeitem, e assim, tem dado certo.

CURTO E DIRETO: Se opor a sua sexualidade lhe gerou algum medo prejudicial aos seus planos políticos?

PAULO SÉRGIO: Eu nunca fui de ter muitos medos, e principalmente, o medo de ser quem eu sou. Se isso fosse fator decisivo para uma derrota, já estaria derrotado, rss. Eu sempre fui muito transparente e verdadeiro com tudo que eu acredito. Nunca fingi ser o que não sou. Então, mesmo sabendo que causa certo impacto, por exemplo, o fato de ter casado, isso não me incomoda. Quem acredita e admira o Paulo Sérgio por tudo que somos e vivemos até aqui, não deixará de admirar e acreditar pelo que ele faz na sua vida pessoal. Pelo contrário. Vão admiram mais ainda, pela coragem de ser quem eu sou. Eu sinto isso!

CURTO E DIRETO: Seus planos incluem algum projeto voltado à comunidade LGBTQI+?

PAULO SÉRGIO: Sem dúvida! No momento oportuno, traremos ao conhecimento público, as pautas relevantes que pretendemos defender no mandato, caso consiga ser eleito vereador em Pentecoste nas eleições de 2020. A comunidade LGBTQI+ necessita ter essa representação aqui e estou disposto a ser esse porta-voz do bem e do amor.

CURTO E DIRETO: E que diferencial o senhor está trazendo desta vez para as campanhas?

PAULO SÉRGIO: Trago as experiências de vida, principalmente, as experiência profissionais que se aplicam perfeitamente a atividade política que pretendo exercer nos próximos anos. Hoje, sou um advogado de 31 anos de idade, casado, disposto a servir o meu povo, dando exemplo, como sempre fiz e mostrando que podemos mais. Vivo a grandiosa experiência como colaborador na educação de Caucaia que é o segundo maior município do estado do Ceará. Tenho conduzido um quadro de mais de cinco mil servidores e colaboradores da educação como diretor de recursos humanos lá, fazendo o que sempre fiz, dando o meu melhor. Antes, era um jovem de vinte e poucos anos, verdinho; alvo daqueles que não suportavam a ideia de alguém jovem como ameaça aos seus obscuros projetos de poder. Hoje, me sinto mais preparado para esse embate do bem, dando importância ao que tem importância. E a cada dia, estou mais motivado a seguir lutando.

CURTO E DIRETO: Onde o senhor busca confiança e segurança como candidato gay?

PAULO SÉRGIO: Confiança e segurança, independente da nossa sexualidade, se busca nos valores, na essência, no que acreditamos e compreendemos como fundamental, para a construção de um mundo melhor.

CURTO E DIRETO: Gostaria de finalizar perguntando, que representante seria Paulo Sérgio para Pentecoste?

PAULO SÉRGIO: Vou me descrever como eu sou, por onde eu vou e fazendo o que eu fizer. Serei um representante aguerrido, marcante, forte, envolvente e amigo. Um representante que em pouco tempo, terá feito com que as pessoas tenham compreendido o que era o desafio de vir de onde venho e conseguir ser eleito. Diferente!
Por: DAVI ALBUQUERQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário